icon tituloBilhetagem Eletrônica

A melhor tecnologia por mais conforto.

 

Conceito

O Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto possui um moderno Sistema de Bilhetagem Eletrônica. O pagamento da tarifa é realizado exclusivamente através do Cartão Eletrônico NOSSOUm sistema inteligente que não precisa de contato, basta aproximar o Cartão do validador, instalado no interior dos ônibus. O débito no Cartão e a liberação da catraca são automáticos, o que agiliza o processo de embarque e consequentemente o tempo da viagem.

Histórico

O Sistema de Bilhetagem Eletrônica chegou ao Brasil há mais de 15 anos com o objetivo de revolucionar o sistema de transportes coletivos. Seguindo tecnologias já sedimentadas em outros países europeus, um grupo de técnicos e empresários trouxe a ideia e um modelo de implantação para ser aplicado no nosso país. Após anos de evolução e crescimento em número de cidades atendidas, o sistema proporciona mais praticidade, segurança e rapidez no acesso ao transporte coletivo.

O objetivo era substituir os convencionais Vales-transportes e Passes Escolares impressos por um Cartão Eletrônico, sem contato, que armazenasse todas as informações do cliente. Como consequência, a possibilidade de bloquear um cartão extraviado e também resgatar os créditos remanescentes, eventos impossíveis de acontecer usando senhas em papel. Alguns cartões permitem efetuar a recarga diretamente nos ônibus, recarga a bordo, eliminando a necessidade de deslocamento do usuário até um posto de recarga.

No caso de Ribeirão Preto, o Cartão NOSSO permite a recarga direta nos ônibus no Cartão Vale-Transporte, onde os créditos são adquiridos pela empresa para os funcionários. Os Cartões são personalizados, tornando-os de uso pessoal e intransferível. Para o Consórcio PróUrbano, a grande vantagem é a automatização do pagamento das passagens nos coletivos, tornando o processo mais seguro e rápido. Para a Administração Pública, tem-se um controle sobre o sistema rápido e preciso, facilitando a fiscalização das operações. Todas as partes envolvidas no processo ganham com a modernização.

Benefícios

- Maior agilidade no embarque.
- Facilidade na aquisição de créditos.
- Integração entre linhas do Sistema de Transporte.
- Em caso de roubo ou extravio, o Cartão pode ser bloqueado e os créditos remanescentes transferidos para um novo Cartão.
- Sem fluxo de dinheiro dentro dos ônibus, o risco de assaltos é reduzido.
- Recarga nos portais para os Cartões NOSSO: Vale-Transporte, Cidadão e Estudante.
- Recarga na rede de postos credenciados.
- Recarga via aplicativos para celulares e tablets.

- Os valores estabelecidos para recarga no Cartão podem variar a cada compra, de acordo com a necessidade da empresa ou dos usuários.

Ferramentas

O Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto possui as mais modernas tecnologias disponíveis no setor.

- Validadores Prodata de última geração com alta capacidade no processamento de informações.

- Biometria Facial – Esse sistema de controle de acesso é realizado através do reconhecimento facial, em que a foto do cadastro é comparada com as fotos tiradas do interior do ônibus. É altamente confiável, além de ser um dos mais modernos e seguros sistemas contra fraude.

- Frota monitorada por GPS.

- Câmeras de vídeo

- Aplicativo CittaMobi – Permite obter a previsão de chegada do ônibus, em tempo real, no ponto de parada desejado.  

Créditos e Recarga

- Aplicativos CittaMobi e RecargaAgora – Mais comodidade nas operações de recarga. Para a utilização da recarga, é preciso fazer a ativação através do validador interno do ônibus, disponível em até 48h (normalmente a partir das 05h do dia seguinte para compras efetuadas até as 21h). Nos postos oficiais, a validação pode ser feita imediatamente

-Terminais de autoatendimento – Localizados por toda a cidade, permitem a compra de créditos através de dinheiro e/ou cartão de débito. A recarga possui disponibilidade imediata.

- Portal Vale-Transporte – A empresa cadastra os funcionários e administra as recargas através da Internet. A recarga é do tipo embarcada, isto é, ativada direto no validador dos ônibus após a compensação bancária.

- Portal do Cidadão – O cliente faz o cadastro, solicita os créditos e consulta o saldo através da Internet. A recarga é do tipo embarcada, isto é, ativada direto no validador dos ônibus após a compensação bancária.

- Portal Estudante – O Estudante faz o cadastro, solicita os créditos e consulta o saldo através da Internet. A recarga é do tipo embarcada, isto é, ativada direto no validador dos ônibus após a compensação bancária.